ACERVO
CENTRO DE MEMÓRIA

O acervo museológico do Centro de Memória CAU/RS contempla mais de 800 itens, entre projetos arquitetônicos e urbanos, fotografias, documentação de arquitetos oriunda do CREA-RS (entre elas, as notórias carteiras do CREA, agora, musealizadas). 

Entre os arquitetos presentes no acervo estão: Theo Wiedersphan, Armando Boni, João Monteiro Netto, João Gerardo Soeiro, Luiz Bertola, Ticiano Bettanin e Silvio Toigo. No âmbito dos projetos, estão musealizados os desenhos técnicos da Casa de Cultura Mario Quintana (originalmente Hotel Majestic), do Edifício Ely e do prédio da Livraria do Globo, bem como exemplares da arquitetura proto-modernista e modernista em Porto Alegre e no interior no Rio Grande do Sul.

O tratamento museológico atribuído a estes documentos os transforma em museália, reconhecendo, portanto, a estes itens diversos valores, entre eles histórico, artístico, científico e cultural. No Brasil, é provável que este seja um dos primeiros acervos de Arquitetura e Urbanismo musealizado.

A utilização do software livre Tainacan, como ferramenta de documentação e difusão, possibilita a personalização da estrutura de indexação de informação de acordo com as necessidades documentais de acervos de Arquitetura e Urbanismo, facilitando o estabelecimento de diálogos entre campos informacionais na web, inicialmente, entre coleções do Centro de Memória CAU/RS e, futuramente, entre espaços de memória responsáveis por tipologias de acervo semelhantes. 

A realização da difusão de acervos do Centro de Memória do CAU/RS é um compromisso social assumido pela instituição, que visa contribuir com o pleno exercício dos direitos culturais, possibilitado pela disponibilização de informações, independente de fronteiras físicas, valorizando a memória e profissão de arquitetos e urbanistas em todo território brasileiro, de acordo com o rigor técnico estabelecido pelo campo científico da Museologia.

ACERVO bibliográfico

O acervo bibliográfico do CAU/RS contempla mais de 600 itens, com temáticas diversas, entre elas: Arquitetura e Urbanismo, História da Arquitetura, Patrimônio Cultural, Design, Artes, Direito e Economia. O trabalho de catalogação e classificação desse acervo possibilitará acesso amplo a livros e periódicos disponíveis na biblioteca do Centro de Memória CAU/RS.

ACERVO ARQUIVÍSTICO

O conjunto documental do CAU/RS, mantido em local de guarda adequado a preservação dos mesmos, possui em torno de 4500 caixas de arquivo, contendo documentos e processos de todos os setores do Conselho desde sua criação, além dos documentos de arquitetos e urbanistas recebidos do CREA-RS em 2015, por força da Lei 12.378/2010.