Histórico

O MEMORIAL DO CAU/RS

Em 2015, o CAU/RS recebeu, por força da Lei 12.378/2010, mais de 2.200 caixas de arquivo, contendo aproximadamente dois milhões de documentos dos arquitetos e urbanistas gerados até dezembro de 2011. A partir da necessidade de gerir este acervo documental, o CAU/RS criou o seu “Memorial”, através da Deliberação Plenária nº 403, de 18 de setembro de 2015.

Ao manusear os documentos de registro de profissionais, a equipe do então “Memorial” identificou material com inestimável valor histórico, as pranchas de projetos que haviam sido entregues ao Conselho no período inicial da regulamentação da profissão – de 1933 a 1950 – para comprovar a competência profissional de projetistas e construtores com diversas formações que foram obrigados, por força do Decreto nº 23.569 de 11 de dezembro de 1933, a obter licença junto ao CREA para atuarem.

Exposição “Arquiteto, Registro e Obra”

O material que compôs a primeira exposição é parte da documentação apresentada por profissionais ao Conselho, para comprovar que, efetivamente, exerciam e eram capacitados a desenvolver as atividades que passaram a ser exclusivas dos diplomados em arquitetura.  São documentos, certidões, desenhos, e também os comprovantes do licenciamento já concedido.

Do Memorial ao Centro de Memória do CAU/RS

Em 2019, o CAU/RS inicia estudos sobre as possibilidades de organizar e ampliar a difusão de seu acervo e a partir de 2020, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o projeto do Centro de Memória começa a tomar forma.

Em 2021, se consolida o Centro de Memória do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, a partir da aprovação de seu Regimento Interno e composição de Diretoria, Comissão de Acervos e Conselho Consultivo.

E, por fim, em 2022, se definem as normas necessárias à consolidação e funcionamento do Centro de Memória do CAU/RS, quanto à  Política de Gestão de Acervos, à adesão à Rede Brasileira de Acervos.

Em 16 de novembro de 2022 é inaugurado o Centro de Memória do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, com a divulgação de acesso ao repositório virtual do Acervo Museológico.