Porto Alegre no Acervo Museológico do Centro de CAU/RS

Composto por projetos e fotografias de arquitetos como Theo Wiedersphan, Armando Boni, João Monteiro Netto, João Gerardo Soeiro, Luiz Bertola, Ticiano Bettanin, Silvio Toigo e outros, o acervo museológico do Centro de Memória do Conselho de Arquitetura e Urbanismo possui registros importantes sobre a capital gaúcha, Porto Alegre.

No âmbito dos projetos, estão musealizados os desenhos técnicos da Casa de Cultura Mario Quintana (originalmente Hotel Majestic), do Edifício Ely, do prédio da Livraria do Globo, Edifício La Porta,  bem como exemplares da arquitetura proto-modernista e modernista em Porto Alegre. 

Em nosso repositório é possível acessar desenhos originais, cópias autenticadas de época, localizações de projetos e fotografias através da utilização de filtros de data de produção, ano, local e autor. A coleção conta com edificações ainda existentes no cenário urbano da capital e com registros fotográficos e projetos de edificações não mais existentes ou modificadas, como o caso do Edifício da antiga rede de lojas J.H. Santos na rua e da Loja Renner, demolida após trágico incêndio ocorrido no ano de 1976. A disponibilização do acervo busca fomentar o interesse pelos testemunhos edificados do passado que tanto contribuíram com características da cidade e pretendendo estimular o interesse em percebê-los e reconhecê-los nas ruas.

Novos documentos serão inseridos no repositório mensalmente, acompanhe!